quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Deixando vocês a par de tudo


 Oi queridos leitores. Neste post quero situá-los  em que ponto do processo de au pair estou.  Resolvi fazer o blog só depois que passasse pelos 10 passos cruciais, que descrevi cuidadosamente no post anterior. Agora que já passei pelo 10º passo, a temível entrevista para  visto, estou preparando as malas pra embarcar de cara no meu planeta Au Pair. Agora vou fazer um resumo sobre alguns momentos tensos do meu processo:


Carteira de motorista


Eu pensava que seria moleza. Nunca tinha dirigido antes, e exatamente por isso achava que pegando as aulas de diretamente com um instrutor preparado eu aprenderia tudo nas 20 aulas obrigatórias e pronto, passaria de primeira. Devido a minha autoconfiança, deixei a questão  da carteira pra ser resolvida por último. Genteeee... vcs não sabem o quando isso me atrasou. Claro que a culpa não é só dele, mas meu instrutor era muito bruto e isso me deixava cada vez mais insegura no volante. Eu só ouvia críticas e nada de elogios. Houve momentos em que achei que ele era o Roberto Justos disfarçado. E aí já era, não passei de primeira e nem de segunda. Aí mudei de instrutor (paciente do jeito que eu precisava), de carro, de auto-escola, de tudo. E finalmente, depois de algumas tentativas, consegui minha carteira linnnnda de habilitação. Era uma mistura de insegurança com o pensamento contínuo no meu processo de au pair, que estava parado só dependendo da bendita CNH, que me deixava nervosíssima e me impedia de passar. Nossa,  me sentia derrotada com cada vez que tentava e não conseguia. E o pior é que eu já estava dirigindo super bem, mas chegava na hora e eu deixava o terror tomar conta de mim. Eu também cai na bobagem de, nas primeiras tentativas, ficar de conversa com o pessoal que tb ia tentar carteira no dia do exame. Não sei se é porque Minas é o estado mais difícil pra tirar carteira, mas as histórias do povo pareciam um vale de lágrimas. Só gente reclamando que já tentou 500 vezes e não passava de jeito nenhum. Dica: Escolha seu instrutor com cuidado. Tem gente que precisa de alguém mais firme e que cobre mais, outras pessoas mais ansiosas  (como euzinha aqui) só vão aprender com um instrutor mais divertido e paciente que te elogia ao invés de cobrar demais. Analise o que você precisa e corra atrás disso. E evitem conversar demais sobre teste de direção no dia do teste de direção, pra não ficar ouvindo experiências negativas dos outros.  É bom eu deixar claro que, não é pq eu sofri pra tirar a CNH que você, leitor, também vai sofrer. Essa foi a minha experiência, enquanto que várias pessoas passaram de primeira e acharam realmente uma moleza.


Match com minha Dear host family


 

Eu demorei cerca de um ano pra ficar online, contando a partir do momento em que eu comecei a preencher meu dossiê até quando tirei minha CNH e enviei tudo pra Cultural Care em Sampa. Queria muuuuiiitooo não ficar meses e meses online esperando famílias, como vi acontecendo com algumas pessoas. Mas em dois dias uma família entrou no meu dossiê, uma semana depois marcaram SKYPE comigo por email, e com uma hora de conversa fechamos. Tudo bem rápido, graças a Deus. Mas além da ajuda de Deus, eu tive a ajuda de um anjo. Meu grande melhor amigo Alan. Ele foi Au Pair, e por intermédio de uma amiga, tb Au Pair que fez lá nos States, ele conheceu uma família maravilhosa. E quando esse meu  amigo voltou pro Brasil, sabendo que eu ficaria online em poucos dias e que a família já estava a procura de uma próxima Au Pair, ele nos apresentou e foi amor a primeira vista. Minha host family é o seguinte:
·         Kids: Uma baby de 9 meses e outra de quase 4 anos.
·         Quarto:  Um basement com cama de casal, TV grande, closet e banheiro.
·         Carro: Posso usar qualquer hora desde que tire a carteira americana de habilitação.
·         Estado: New Jersey (minha cidade é 40 min de New York by train.)
Eu não pensava que iria ficar em uma família com bebê, nem numa casa onde os pais ficassem alguns dias da semana em casa (por serem patrões e não empregados, em seus respectivos empregos). Mas a realidade de Au Pair se resume em uma só palavra: SORTE. Tem meninas que iram ficar online e em pouco tempo vão achar a família ideal, tem meninas que vão achar ótimas famílias e vão dispensar uma por uma na procura da host perfeita e vão ficar sem nenhuma, tem meninas que vão escolher e escolher e vão achar realmente a família perfeita. Nessa minha saga já vi esses três tipos de experiências, e foi por ver que não é fácil que preferi escolher minha HF com uma visão mais geral das coisas. Além do mais, vou ser praticamente vizinha da minha Best friend  Karla. O mundo é ou não é pequeno?


Entrevista de visto (São Paulo)





Gente, é muito simples. Quando você chega na frente do cônsul e diz que quer o visto de Au Pair, eles automaticamente sabem que tem que te dar o visto, sei lá, isso que eu percebi lendo muitasss entrevistas de Au Pairs em blogs e com a minha própria experiência. Dá uma olhada nas perguntas que me fizeram.


Qual o motivo da viagem? ( A única pergunta em português)
Sua primeira vez nos EUA?
Vc tem experiência com kids?
Onde vc aprendeu Inglês?
Vc fez faculdade?
Quando formou?
O que fez depois da faculdade?
Com quem vc mora?
O que faz sua mãe faz? (não perguntou do pai, acho q pq ele não mora comigo, mas respondi assim mesmo)
jdshfjsdhfsdhgqhg... e pague sua taxa de sedex. (Não ouvi a cônsul dizer: SEU VISTO FOI APROVADO. Mas ela me mandou pagar o sedex, o que é a mesma coisa).

Geralmente eles fazem a metade dessas perguntas. Comigo foram todas essas, mas todas bem básicas, simples. Não pediram nenhum tipo de comprovação. Dica: o DS 160 parece complicado à primeira vista, porém não é. Quem teve Inglês para passar por todos os tipos de provação que uma futura Au pair tem que passar para ficar online e fechar com uma família, tem Inglês suficiente  para preencher o DS160 SOZINHA. Não cai na bobeira de pagar alguém pra fazer por você, pode acreditar! Outra dica é levar uns 50 reais pra entrevista, porque a taxa de envio do passaporte com o visto pra sua casa é uma fortuna. Eu paguei 43 reais.

Por hoje é só pessoal!




2 comentários:

  1. É uma honra poder ter contribuído para o início de um ano repleto de grandes momentos de felicidades e crescimento. Deus vai te dar o melhor ano da sua vida como Ele me deu!
    Friends forever.
    Abraços:]Alan Rodrigues

    ResponderExcluir