segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Dificuldades de uma futura Au Pair


Digo de cara: SÃO VÁRIAS. Mas uma coisa eu falo pra vcs. Não tem sensação melhor que superar cada uma delas. É inexplicável.  Tudo na vida, pra ser bom mesmo no final, tem que ser difícil. Então vamos lá?



1º Tomar a decisão: Isso vai desde a pesquisa detalhada de como tudo funciona até o momento em que vc já consegue se imaginar como uma Au Pair.

2º Escolher a agência: A escolha de uma boa agência é essencial, pq é ela que te dá todas as coordenadas e tira todas as suas dúvidas. Sem falar que quanto mais tradição ela tiver, mais famílias ela terá no seu banco de dados, o que facilita os matches entre host  families e  Au  Pairs. A minha é a Cultural Care e até agora não tenho o que reclamar. Sempre que ligo no 0800 deles, eles me atendem no primeiro, segundo toquinho. Rsrs...

3º Trabalhar e juntar dinheiro: Prepare-se, vc vai gastar muito. O programa em si é barato. Eu paguei por volta de 2200 reais pq comprei com seguro completo, mas, dependendo da agência e do pacote, pode ficar menos que 1000 reais, acredita? O chato são as taxas que aparecem aos montes toda hora. O bom é que elas são divididas de acordo com as etapas do processo, então dá pra se apertar e pagar todas sem maiores problemas (eu, por ex, paguei tudinho sozinha). Vou falar algumas que me lembro agora: Taxa de inscrição, sedex pra enviar application (ele é on-line, mas tem documentos que precisão ser enviados por correio), carteira de motorista (gastei um rio de dinheiro pq demorei passar no teste de direção), carteira internacional de motorista, passaporte, agendamento do visto, foto pro visto, viagem pra tirar o visto (quando aplicável), sedex pra o consulado te enviar o seu passaporte com o visto pra sua casa (essa é a taxa que eu paguei mais feliz, já que isso significa que seu visto foi aceito). E ainda não acaba por aí. É que quando vc paga tuuudo isso e acha que ta livre vem os presentes que vc tem que comprar pra sua host family, uma coisa ou outra de seu uso pessoal que vc precisa comprar pra levar pra viagem, fora um dimdim extra pra levar (só pra ir se virando enquanto vc não recebe seu primeiro salário lá). Ufaaa... Se tiver algum gasto além desse eu ainda não sei, mas qq coisa conto pra vcs, rsrs...

4º Tirar a carteira de motorista: Gente, eu penei! Nunca tinha dirigido uma carroça antes. Não sabia o que era uma marcha. Nada de nada. E pra ferra com tudo peguei um instrutor todo estouradinho que me xingava a aula toda. Logo eu, ansiosa como sou. Sofri, mudei de auto-escola, de instrutor, de carro, de tudoooo. E passei : ) Não falo quantas vezes tentei pq é melhor deixar quieto, girls.

5º Preencher application: o application é o dossiê cheio de perguntas sobre vc, como é sua vida, o que vc gosta de fazer,  suas experiências com kids. Ou seja, um geralzão sobre sua vida. São perguntas simples. O que vc deve ter em mente é que essa é a sua oportunidade de mostrar quem vc é, que tipo de família vc procura. Mostre sempre os seus pontos fortes, tudo de uma maneira positiva, preencha com carinho que no final seu APP (application) fica lindo.

6º A carta do APP: A carta não é difícil de fazer, o problema é que no início não vem muita ideia na sua cabeça pq te dá a impressão de que vc já escreveu tudo que queria no seu APP. Mas esse é o momento de vc  falar de forma detalhada todas as suas qualidades, o que vc pode oferecer e o que vc espera da sua futura host family. E lembre-se, seja sempre positiva, mas sem deixar de mostras que vc é uma pessoa independente e responsável.

7º Experiência com kids: Quem aqui, que realmente gosta de crianças, não tem ao menos um pouco de experiência com kids? É provar isso que é chato. Eu digo chato pq, quase todo mundo já cuidou um pouquinho do irmãozinho, ou priminho, ou filho do vizinho uma vez ou outra. Normal. Agora sentar com os respectivos pais pra contar quantas horas foi isso na ponta do lápis é que dá um pouco de trabalho. E há também a necessidade de correr atrás de tipos de experiências distintos, com kids de todas as idades. É que quando uma family lê seu APP, ela espera encontrar uma babá relativamente pronta e experiente. E se vc não dar a entender isso, ninguém te escolhe. Então, corre atrás de trabalho voluntário e de pessoas dispostas a confirmar todas as suas “experiências” quando a agência ligar.

8º Fotos para o APP: São elas que confirmam, de certa forma, que vc é quem disse ser. Por isso sorria muitooo em todas elas, não use decotes ou roupas curtas e a maioria delas deve ser com as kids com as quais vc teve as experiências de trabalho. Evite muitas fotos em que vc aparece só (ninguém quer ver o quanto vc é fotogênica), as fotos devem ter temas, tipo eu com minha família jantando (mostrando o quanto são unidos), eu trabalhando com as kids (mostrando o quanto  ama kids). Tipo assim.

9º Conseguir a host family ideal: Depois de passar pelas 8 etapas acima vc estará tãooooo feliz, e liberta, vc vai ver, é muitoooo bom saber que todas essas etapas ficaram pra trás. Daí vc finalmente fica on-line. Essa é a fase que vc não dorme, que checa o e-mail toda hora, desesperada, esperando ver se já tem uma host family no seu APP interessada por vc. E quando tem vc sente uma leve impressão que vai desmaiar. Daí vem a fase de negociação com a família (existem alguns critérios pra se escolher uma boa família. Pretendo escrever um post sobre isso futuramente) e finalmente vc fecha com uma. Deusssss, que felicidade.

10º Entrevista para o visto: Aterrorizante! É isso que vc pensa antes de passar por ela. Molesa! É o que vc vai pensar depois dela, com o visto na mão. Visto pra Au Pair dizem que é 96% garantido. Eu realmente senti  isso quando fui tirar o meu. Super tranqüilo. Depois conto com detalhe pra vcs. E não tenham medo do DS160. Fácil demais.


Estão aí, as 10 etapas que vc precisa passar pra viver o melhor ano da sua vida. Depois delas é só fazer as malas.




4 comentários:

  1. Mt legal seu blog, e vc já ta nos States ou ta na fase pré-embarque??

    ResponderExcluir
  2. Oie Taís
    Primeira vez aki!
    Nossa muito legal seu blog =)
    Realmente nao tem nada melhor do que completar essa listinha ai e chegar aqui e ser tudo melhor do que vc esperava, depois da uma passadinha no meu blog q comente sua opniao heheeh...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oii xará, que bom que gostou do blog, eu escrevo com muito carinho sim!!!
    Já to seguindo aqui e vou acompanhar todas as publicações. Beijinhooos

    ResponderExcluir
  4. Obrigada gente. Estou indo semana que vem, dia 5 de fevereiro. Meu blog ainda está meio atrasado com os últimos acontecimentos porque só o fiz depois de tirar o visto. Essa semana ainda pretendo publicar um montão de posts e quando chegar lá conto tudo pra vcs. Beijos girls

    ResponderExcluir